Tirar o Freehub do cubo é uma coisa, desmontar é outra!
Os Freehubs também conhecidos como “cubo livre” não são muito diferentes das catracas, por dentro eles possuem um cinturão dentado e uma torre com 2 ou mais “macaquinhos”, também conhecidos como martelinhos ou paws, responsáveis por travar e tracionar a roda quando pedalamos para frente.
O Freehub é a peça que recebe o cassette, conjunto de engrenagens onde acontecem as trocas de marchas, e no MTB, existem cassettes de 7 a 11 velocidades.
Para retirar o cassetete do cubo é necessário antes retirar o eixo de roda, e na maioria das vezes utilizar uma chave allen 10 ou 12mm, dependendo da marca e modelo do cubo.
Para desmontar o Freehub é melhor não sacar ele do cubo, pois usar a roda como alavanca é mais fácil do que girar a ferramenta, mas para isso você vai precisar de uma morsa de bancada.
Após retirar o eixo, o guarda pó e as esferas, será necessário usar a ferramenta certa (extrator de dois dentes). Dá pra fazer esta manutenção em casa, mas considerando que pouca gente tem esse extrator sugerimos fazer a ferramenta, que é bem simples. Com um pedaço de ferro (barra usada para fazer portões), você consegue criar seu extrator de pista de Freehub, eu peguei o pedaço de ferro em uma serralheria aqui no bairro, veja as medidas de corte abaixo:
Se o seu Freehub está fazendo barulho estranho, travando ou está duro para girar, ele pode estar sem lubrificação ou entrou sujeira após uma trilha enlameada ou lavagem da bike com máquina de alta pressão, e nesse caso, só abrindo mesmo, pois você terá que limpar todas as partes e colocar nova graxa.
A lubrificação dele é feita com graxa branca fina ou graxa verde nas esferas, com quantidade suficiente para elas grudarem durante a montagem. Atrás dos macaquinhos (paws), coloque pouca graxa. Nunca coloque graxa no cinturão dentado no corpo do Freehub, isso pode atrapalhar o funcionamento das travas.
Concluindo a ferramenta, prenda-a na morsa e encaixe o Freehub nela. A parte central comprida fica dentro do furo da pista que iremos desrosquear, e atenção, essa rosca é esquerda (anti-horária), então para soltar, faremos o movimento de “apertar” um parafuso normal.
Quando retiramos essa pista, temos a visão das esferas e dos macaquinhos ainda encaixados no cinturão dentado, cuidado para não perder nada, incluindo as finas arruelas de assentamento da pista na torre.
Lave todas as peças com desengraxante ou gasolina, observando se tem alguma esfera gasta ou quebrada. Algumas casas que vendem rolamentos também vendem esferas, leve algumas como amostra. Se precisar tirar os macaquinhos da torre, remova o anel de aço que passa por cima deles, usando uma chave de fenda fina.
Seque tudo e inicie a montagem passando a graxa nas áreas das esferas inferiores, coloque todas elas e encaixe o corpo do Freehub. Com ele no lugar, distribua as esferas superiores, ajeitando-as com uma chave de fenda ou palito. Coloque as arruelas e a seguir a pista das grandes esferas do eixo, apertando com a chefe que você fez.
Agora é só montar as esferas do cubo, colocar o eixo de volta e fazer o ajuste de aperto sem deixar folga!
Se você não tem as ferramentas básicas como chaves dos cônicos e porcas externas do cubo, extrator de cassette, morsa e habilidade para fazer a ferramenta a partir de um pedaço de ferro, confie sua bike a uma oficina especializada!
Bom pedal!