Levamos uma dobrável ao extremo

7 Min Read

Se aguentou o Edu Capivara no Biketrial…

A maioria dos ciclistas admira uma bike dobrável pela inquestionável praticidade, mas ainda tem dúvidas quanto a resistência. Seus quadros são bem diferentes, as articulações e dobradiças bem aparentes mas nada igual aos antigos projetos feitos em ferro, que não eram muito seguros e duravam pouco nas mãos da molecada.

Como a maioria sabe, meu esporte é o Biketrial, e não consigo pedalar comportadamente nas trilha e nem na cidade, uma oportunidade e tanto para avaliar a resistência e a eficiência do modelo Link D8 da Tern, uma bike aro 20” em alumínio, desenhada e construída para mobilidade urbana, com direito a para-lamas, bagageiro, manoplas ergonômicas, pedais dobráveis, pezinho e por aí vai.

A bicicleta dobrável

O conceito de bicicleta dobrável não é novo, entre 1890 e 1903 apareceram vários modelos de bikes dobráveis pelo mundo, muitos deles desenvolvidos para o exército. As dobráveis foram fabricadas no Brasil na década de 70, e apesar de dobrar, não eram muito compactas.

A dobrável da Tern leva ao pé da letra o conceito de bike compacta, pois tudo dobra, rebate e se encolhe para que fiquem realmente pequenas, em uma operação de poucos segundos. Além do quadro, sua longa mesa do guidão é rebativel, os pedais dobram e ficam paralelos ao pedivela, formando um volume de aproximadamente 70×70 cm (A x C) e 34 cm de largura no modelo com aro de 20 polegadas. Recursos como imã e cintas de borracha mantém a bike dobrada e fácil de ser carregada.

img_Tern_Link_D8_01
A operação de dobra e rebatimento das partes leva apenas 15 segundos, tudo é rápido e se encaixa perfeitamente.

img_Tern_Link_D8_Dobrada

Componentes e construção 

Esse modelo Link D8 que eu teste está equipada com câmbio traseiro Suntour desenvolvido para esse tipo de bike, ele é compacto e fica longe do chão e mais para dentro do quadro, evitando choque no transporte da bike desmontada.
As mudanças de marcha são feitas pela alavanca giratória Grip Shift da Sram com 8 velocidades, e sua super coroa de 52 dentes com cassette de 12 a 32 dentes dão conta do recado, superando com tranqüilidade subidas e descidas. Como recurso aos usuários, ela possui cobre corrente circular e um dispositivo que evita que a corrente escape da coroa em trechos com piso irregular.

img_Tern_Link_D8_Relacao
Coroa de 52 dentes combinada com cassette 12 a 32 dentes atende bem a subidas e descidas. O câmbio Suntour tem perfil baixo e transportador de corrente ultra-curto, ficando mais protegido no transporte da bike quando dobrada.
img_Tern_Link_D8_Ima_e_Pezinho
Para manter a bike fechada quando está dobrada, foi criado um dispositivo a base de imãs localizado na gancheira da roda traseira próximo ao cubo, e na dianteira na lateral do garfo.

img_Tern_Link_D8_Ima_Garfo

Suas rodas tem cubos e aros de alumínio montadas com raios de inox e calçadas com pneus para asfalto com faixa lateral refletiva, tornando a bicicleta mais visível a noite.

O quadro é construído em alumínio 6061 T6 (temperado) com desenho inicial tipo mono-viga, que se divide em 2 treliças a partir da articulação central. Sua mesa é uma Phisys QR forjada a frio em alumínio 6061, com um formato bastante incomum, um tubo cônico com uma articulação embaixo e ajuste giratório para guidão em cima, e não necessita ferramentas para ajustes de postura, rodas, banco e gudião também utilizam alavancas tipo “quick release”.

img_Tern_link_D8_Traseira
Quadro em alumínio 6061 T6 (temperado) e articulações tipo quick release tornam o modelo muito confiável. Detalhe do bagageiro que já vem com elásticos para facilitar o uso.

As articulações da mesa e do quadro são bem parrudas, e sua alavanca de montagem/desmontagem permite ajustar a pressão de fechamento da alavanca, basta girar o eixo interno para modificar a força de fechamento, um recurso valioso para quem utiliza a dobra diariamente, caso apareça alguma folga.

Pedalando

A bicicleta é confortável e veloz, seu guidão é estreito, o que é ótimo no trânsito e a mesa não avança sobre a roda dianteira como as MTB e Road Bikes, por isso as reações são rápidas quando queremos desviar ou fazer retorno em locais estreitos. O selim é plano na parte superior e muito confortável, surpreendeu. O modelo é recomendado a ciclistas com estatura entre 1.42m a 1.90m e com peso máximo de 110Kg.

img_Tern_Link_D8_Mesa
A longa mesa de guidão Physis QR forjada a frio. É possível ajustar a inclinação do guidão ou rebate-lo deixando as manetes mais protegidas durante o transporte.

A relação 1×8 anda bem no trânsito, nos planos e descidas a combinação 52×12 dá 4,3 voltas na roda traseira para cada volta no pedivela.  Na subida, a primeira marcha é 52×32 e dá 1,6 voltas na roda para cada volta no pedivela.

img_Tern_Linkj_D8_na_Subida
Apesar da grande coroa de 52 dentes, a Tern Link D8 encarou bem as subidas fortes engatada na primeira marcha, pinhão de 32 dentes.

Conclusão

Se você procura uma bicicleta prática, eficiente, resistente e muito compacta, o modelo Link D8 da Tern oferece todos os recursos necessários para seu deslocamento urbano, e ainda pode receber acessórios que aumentam sua capacidade, como bagageiro frontal, alforges laterais dianteiros e traseiros e kit de iluminação.

Compre a sua na loja online da Pedaleria, de R$ 2.950,00 por R$ 2.650,00 em até 6 vezes no cartão pelo Paypal.

Bom pedal!

Share This Article
Leave a Comment