Não adianta lavar a garrafinha só com sabão.
Quando a água da garrafinha ou do reservatório da mochila de hidratação ficam com gosto e cheiro ruim, é porque já passou da hora de fazer uma limpeza mais criteriosa!
A combinação água, plástico, calor e saliva é perfeita para a proliferação de bactérias, portanto você deve ficar atento a manutenção de seus equipamentos de hidratação.
Aquela “enxaguadinha” não resolve, tá certo que o design das peças não ajuda muito na hora de lavar, mas tem ciclista que chega do treino e larga a garrafa lá na bike, babada e com um resto de água, porta aberta para contaminações que além de outros males, causam diarréia e dores abdominais. Ao chegar de um treino, lave imediatamente as garrafas ou reservatório da mochila de hidratação, e quando for sair para treinar, observe e cheire estes equipamentos antes de abastecer com água.
Garrafas
Para manter suas garrafas em ordem, lave-as com uma esponja macia que você reserva só para isso e detergente, e para a esponja alcançar o fundo da garrafa, utilize por exemplo uma colher, fazer isso com garfo ou faca pode arranhar a garrafa por dentro, criando pontos onde as bactérias se fixam com mais facilidade.
Se você notar alguma mancha, ou substancia escorregadia nas paredes da garrafa, você pode utilizar a técnica do arroz cru, colocando um pouco de arroz (2 colheres de sopa) com 1/3 de água e chacoalhar bastante. O choque do arroz nas paredes da garrafa removem rapidamente a sujeira.
Finalizada a parte da lavagem, coloque 1 colher de sopa de água sanitária em 1 litro de água e encha a garrafa e a tampa, deixando repousar por 15 minutos. Após este período, enxágue bem, e seque antes de guardar. Se você preferir, existem no mercado produtos fabricados para lavar e esterilizar mamadeiras e chupetas, leia as instruções antes de usar cada produto, respeitando o que recomendam os fabricantes.
Reservatório das mochilas de hidratação
A manutenção destes reservatórios é bem mais minuciosa e eles são mais frágeis que as garrafas, e você não pode correr o risco de furar ou descolar a vulcanização da bolsa. Lavar com esponja é difícil e inacessível a todas as partes, mas não se preocupe, existe um kit próprio para isso, composto por 2 escovas e um cabide expansivo para eliminar toda água antes de guardá-lo.
A escova fina tem haste flexível de 90cm para lavar a mangueira de alimentação de água, a escova mais grossa alcança todos os cantos da parte interna, pois seu alcance é de 40cm, e ambas tem as pontas protegidas e são produzidas em inox e nylon.
O cabide expansível se comprime passando de 11,5cm para 5cm de largura, facilitando sua colocação dentro da bolsa. Sua finalidade é ajudar a secar por completo o interior das bolsas, que são compostas de plásticos finos que se grudam quando molhados, mantendo odores desagradáveis ao secarem assim.
Use um pouco de detergente neutro ao utilizar as escovas na limpeza do seu reservatório, e deixe secar a sombra, em local ventilado.
A hidratação é um dos principais fatores de desempenho e recuperação dos ciclistas, e estes cuidados são a melhor forma de eliminar qualquer bactéria que possa te tirar das trilhas ou estradas.
Você pode comprar o kit de limpeza Osprey em nossa loja:
Bom pedal!
0 comentários