Com as pancadas da corrente, a pintura fica descascada
Você já reparou que na MTB ou urbana com marchas a corrente bate muito no chainstay? Cada vez que a bike passa por um buraco na rua isso acontece, nas trilha então, bate sem parar, e em pouco tempo a pintura está toda machucada, e dependendo da idade do quadro, o tubo chega a gastar, ficando com a parede mais fina de tanto a corrente bater nele.
A solução é simples mas ainda tem muita gente que não sabe, basta pegar uma tira de câmara de ar e enrolar no tubo, você começa perto da gancheira e vai até a região do pneu, finalizando com uma cinta de nylon. A câmara pode ser de Road Bike (bicicleta de estrada), basta abrir ela no meio, se a câmara for mais larga, corte uma tira de aproximadamente 3cm de largura.
Esse protetor é fácil de fazer mas pode não ser a melhor solução para sua bike, a maioria dos quadros tem o cabo do câmbio traseiro passando por baixo do “chainstay” (nome daquele tubo), e se o cabo for muito rente ao quadro, vai ficar pegando na borracha, e isso pode atrapalhar as trocas de marcha. Quando a rota do cabo é por cima, vindo pelo tubo superior da bike, você fica mais a vontade para enrolar a borracha, usando o espaço a vontade.
Outro detalhe desse tipo solução, é que ela não fica muito bonita, a pesar de proteger bem o quadro. Muita gente não gosta do efeito da sobreposição de camadas de borracha, fica com vários anéis, o modelo mais bonito para esse protetor é mais liso, vem nos quadros caros.
Essa peça é moldada no formato do quadro, e mesmo que você esteja disposto a pagar caro por ela, pode ser que o formato não encaixe bem na sus bike, então é melhor fazer uma na medida!
MATERIAIS
Vamos precisar de uma borracha mais firme, pode ser também um EVA de 2,5mm, mas uma câmara de ar mais grossa também serve, e isso consegue de graça nas oficinas. Tenha em mãos também de cola de contato, fita crepe, papel e lápis.
Primeiro vamos delimitar a área de cobertura da borracha com a fita crepe, assim a gente fica mais a vontade para passar cola sem deixar tudo sujo. A cola de contato é aquela que a gente passa nas 2 peças, espera secar e gruda uma na outra.
Quando estiver escolhendo a área, proteja bem o quadro na região do cassette, ali sempre fica estragado pelos choques da corrente.
Feito o desenho com a fita crepe, vamos copiar essa forma em um pedaço de papel. Fixe um retângulo da folha pra não ter erro durante a cópia, contorne bem o tubo, use a unha pra vincar a folha no perímetro da fita crepe, depois passe o lápis.
Recorte a folha e dê uma conferida no encaixe, fazendo ajustes se necessário, esse é o gabarito, agora é só cortar a borracha nesse formato.
Limpe bem o protetor e o quadro com álcool antes de passar cola. Passe cola e deixe secar por uns 10 minutos antes de unir as 2 partes. Esse tipo de colagem é única, não dá pra ficar ajeitando, cola na hora, então capricha na pontaria.
O protetor fica perfeito e discreto, e se um dia você quiser tira-lo, é só puxar e limpar a cola seca com gasolina.
Bom Pedal!